segunda-feira, 18 de junho de 2012

CADEIRA BARCELONA

A cadeira Barcelona tornou-se legendária quando em 1929 os próprios reis de Espanha se sentaram nela aquando da sua apresentação da Feira Mundial das Artes do mesmo ano.

Ludwig Mies Van der Rohe projetou também o pavilhão alemão para a mesma feira de tal forma inovadora que ainda hoje seria considerada de chocante. Van der Rohe sabia bem o que estava em causa. A feira seria visitada por alguns dos mais altos dignitários dos governos da Europa, e como ele afirmaria na altura, o momento requeria "an important chair, a very elegant chair and costly. It had to be monumental. You couldn't just use a kitchen chair" Mies 1929.

O tempo e a historia dar-lhe-iam razão. A cadeira Barcelona tornou-se uma referencia do belo e elegante, atravessando décadas e ainda hoje influencia a forma como aprendemos a olhar para os objetos.

Cadeira Barcelona

A icônica Cadeira Barcelona dentro do icônico Crown Hall. Ambos refletem o gosto de van der Rohe por um design limpo, eficiente e minimalista.



Poltrona Barcelona

IMAGENS TIRADAS DA INTERNET

Essa matéria é um breve resumo da vida de Ludwig Mies van der Rohe, caso queira saber mais sobre o arquiteto, acesse a sua biografia completa aqui no wikipedia!

Um comentário:

Ficarei feliz se você deixar um comentário.